Palavra Chave:


Conheça mais
    Faça sua reclamação
    Direitos de Família
    Direito Penal
    Direito Civil
    Direito Trabalhista
    Direito do Consumidor
    Direito Previdenciário
    Polícia
    Política
    Direito Procesual Civil
    Direito Previdenciário
    Direito Processual Penal
    Sua Saúde
    Noticias
    QUEM SOMOS
Arquivos
    Publicações
    Petições


Aprimorar a Justiça: é possível?
Frei Leonardo Boff diz que os momentos de crise são a grande oportunidade para os avanços e a superação. Sendo assim, um...
www.foston.com.br
para visualizar a íntegra da matéria, clique na manchete da mesma
veja mais

 
23/04/2013 - 10:32 - Ciclovia da Linha Verde não cumpre sua função

Gazeta do Povo - 18-04-2013

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1364255&tit=Ciclovia-da-Linha-Verde-nao-cumpre-sua-funcao

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Daniel Castellano/Gazeta do Povo / Falta de continuidade no traçado da pista é um dos motivos de reclamação dos ciclistas Falta de continuidade no traçado da pista é um dos motivos de reclamação dos ciclistas

Mobilidade

Ciclovia da Linha Verde não cumpre sua função

Maioria dos usuários utiliza a via inaugurada há quatro anos como forma de lazer, e não para deslocamentos funcionais

Em maio de 2009, a Secretaria de Esporte e Lazer de Curitiba inaugurava o primeiro trecho da ciclovia da Linha Verde Sul. À época, a escolha da pasta para o evento foi criticada por cicloativistas por demonstrar que a obra não pretendia integrar a bicicleta como modal de transporte. Passados quase quatro anos, as críticas agora parecem fazer sentido. No local, há apenas quem busca lazer ou faz pequenos trajetos e a maior parte dos ciclistas ainda prefere se arriscar em meio aos ônibus na canaleta.

Esse é caso de Emerson Lourenço, que leva 50 minutos pedalando entre a casa dele, no Pinheirinho, e o local onde trabalha, na Avenida das Torres, e diz evitar a ciclovia da Linha Verde. “Uso a canaleta porque é mais prática, pois você não precisa parar em semáforos e atravessar de um lado para o outro. Na ciclovia, eu levaria uns 20 minutos a mais”, afirma o vigia de 31 anos.

Medida

Em SP, projeto de lei pode destinar 10% das multas às ciclovias

A Câmara de São Paulo aprovou, em primeira sessão, um projeto que já anima cicloativistas de todo o país. O texto de autoria dos petistas Chico Macena e Nabil Bonduki tenta acrescentar um parágrafo ao Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito para destinar 10% da verba arrecada com multas de trânsito ao sistema cicloviário da capital paulista.

O projeto, de dezembro de 2010, foi aprovado na sessão do último dia 26 de março, mas ainda depende de segunda votação e da sanção do prefeito Fernando Haddad.

Para Jean Felipe Sirigate, membro da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, um projeto como o paulista pode influenciar ações nas demais câmaras municipais do país. “A Câmara de São Paulo, muitas vezes, serve como referência para outras casas legislativas. Se o projeto for bacana, não requer esperar os resultados para implantá-lo aqui”, anima-se.

Já o arquiteto e urbanista Rafael Sindelar Barczak vê a ideia como uma forma de assegurar os recursos para o setor. “Trata-se de uma retroalimentação positiva. Como há cada vez mais carros, haverá mais infrações e mais recursos para o planejamento cicloviário. Hoje, vemos os órgãos municipais com o déficit grande de recursos para o planejamento cicloviário”.

Interatividade

Você utiliza a ciclovia da Linha Verde? Concorda com as críticas feitas a ela?

Deixe seu comentário abaixo ou escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

Leia as regras para a participação nas interatividades da Gazeta do Povo.

As mensagens selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Segundo o arquiteto e urbanista Rafael Sindelar Barczak, mestre em Gestão Urbana pela PUCPR, a ciclovia da Linha Verde pode ser entendida como um exemplo mal acabado do que hoje é a malha cicloviária de Curitiba. “Aquilo, na verdade, não é uma ciclovia. É uma circulação compartilhada – uma calçada com capa de asfalto – que não tem guia rebaixada na maior parte das intersecções e fica sem conexão em alguns pontos”, afirma.

A reestruturação da ciclovia da Linha Verde, que deve chegar a 18 km com a conclusão das obras no trecho norte da pista, faz parte de um plano de expansão da malha cicloviária na cidade. O projeto, que está sendo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), promete nortear a construção de 300 km de espaços exclusivos para bicicletas e requalificar os 118 km já existentes.

“Queremos um plano de desenvolvimento para cada regional, elaborado a partir das opiniões das pessoas que usam as bicicletas. Queremos ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas para ter um sistema funcionando em toda a cidade”, diz Sérgio Pires, presidente do Ippuc.

Barczak apoia a iniciativa da atual gestão municipal, que descartou o Plano Diretor Cicloviário – documento da antiga administração municipal para o setor. “A cidade precisa de rotas ‘cicláveis’ voltadas ao trabalhador. As nossas ciclovias são voltadas ao lazer e ligam o ‘nada ao lugar nenhum’”, criticou o arquiteto.

Enquanto o novo plano cicloviário não sai do papel, porém, o primeiro projeto da prefeitura para o setor foi exatamente para promover o lazer. Batizado como Ciclolazer Curitiba, o percurso da Avenida Cândido de Abreu substitui o Circuito Ciclofaixa, rota criada em 2011 e que sofreu críticas de usuários por estar no lado errado das ruas (esquerdo e não o direito).

Moradores exaltam segurança de via em “ziguezague”

Encontrar ciclistas trafegando pela ciclovia da Linha Verde não é uma tarefa fácil. A maior parte deles está na canaleta da via – que por não contar com cruzamentos torna o deslocamento mais rápido, mas também muito mais perigoso. Mas há quem use a faixa exclusiva para bicicletas em momentos de lazer ou para realizar curtos deslocamentos.

O espaço, por exemplo, serve às necessidades da instrumentadora cirúrgica Roseli Bellon, 37 anos. No final da tarde da última quarta-feira, ela pedalava no ziguezague da pista. O desenho do circuito é um dos efeitos criticados por cicloativistas, mas divertia o filho dela, Luiz Manoel Sales de Souza, de 3 anos.

“Estou criando meu terceiro filho no Fanny [bairro vizinho da Linha Verde] e antes tínhamos de pedalar nas ruas, no meio de carros e ao lado de terrenos com mato alto. Agora, pedalo com segurança”, afirma.

Mesma segurança que atrai Jonatas Costa Aguiar, 19, usuário diário da ciclovia no trajeto entre a empresa na qual trabalha e sua casa. Ele, porém, faz ressalvas em relação à sua utilização. “Pedalo só 3 km. Por isso prefiro evitar a canaleta, que é muito perigosa”, afirma.

Inserida por: Dr. Espirito Santo fonte:  Gazeta do Povo
Imprimir   enviar para um amigo
voltar  
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO MDE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Sahira Branco Data: 26.10.2017 14:18 De: Para:
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
Reclamação contra Revista Abril - Revista Princesa
De : Lurdes Bueno Data: 24/09/2017 17:47 (GMT-03:00) Para: espirito_santo1943@hotmail.com Assunto: Revista abril Sou assinante da revista princesas a anos da editora abril..sempre fiz várias reclamações porqu
RECLAMAÇÃO E ELOGIO DE CONSUMIDOR
Levei à Refrigeração França, foto acima, um bebedouro elétrico marca Beliere, modelo Juninho para substituir uma das torneiras. O aparelho voltou com vazamento. Levei de volta para resolver o problema, mas o vazamento continuava. O diagnóstico técnico fo
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017 -01- Nome Completo: Andreia Borges E-mail: andreia-borges-2012@Hotmail. com Cidade: São Paulo Estado: SP Conheceu: Não conheço só comprei a
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 30/07/2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 30/07/2017 -01- Nome Completo: ARNALDO BELOTA E-mail: acbelota@gmail.com Cidade: SAQUAREMA Estado: RJ Conheceu: pela internet Reclamação: Quando recebo
RECLAMAÇÃO DE MARIA SAJA CONTRA A OI
MARIA SAJA - saja_maria@yahoo.com.br rua bevenuto gussi, 301 83260-000 matinhos pr ‘’Reclamação contra a OI S.A. Tinha um plano da Oi com os seguintes serviços = 1.“Oi fixo – pacote de minutosfixo-fixo local Pacote de minutos longa distancia com 14
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 06 DE JULHO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 06 DE JULHO DE 2017 -01- Nome Completo: Eleni Soares Domingues E-mail: elenisoaresdomingues@gmail.com Cidade: Campos dos Goytacazes Estado: RJ Conheceu: Google
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 18 DE MAIO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 18 DE MAIO DE 2017 -01- Nome Completo: edivaldo silva rocha E-mail: edivaldo.rocha@bol.com.br Cidade: riacho de santana Estado: BA Conheceu: internet Reclamação:

Total de Resultados: 14184

Mostrando a página 1 de um total de 1419 páginas

12345678910PróximoFinal

  Cadastre seu email e receba as novidades do reclamando.com.br
Cadastrar | Remover