Palavra Chave:


Conheça mais
    Faça sua reclamação
    Direitos de Família
    Direito Penal
    Direito Civil
    Direito Trabalhista
    Direito do Consumidor
    Direito Previdenciário
    Polícia
    Política
    Direito Procesual Civil
    Direito Previdenciário
    Direito Processual Penal
    Sua Saúde
    Noticias
    QUEM SOMOS
Arquivos
    Publicações
    Petições


Empresária diz que Polishop dificulta troca de vassoura
Falhas no atendimento da Polishop fizeram com que a empresária Marlene Ribeiro Muro encontrasse empecilhos para trocar...
Lei que salva vidas - Álcool e direção não combinam - Pista de skate abandonada - Montando a lona -
Num momento que questionamos as atitudes de todos os poderes nacionais, a Lei Seca surge como uma unanimidade,...
veja mais

 
27/11/2013 - 06:28 - Paraná fica fora do top 100 do ensino médio

EDUCAÇÃO
Gilberto Abelha/ Jornal de Londrina / O Colégio Newton Guimarães foi o segundo do Paraná entre os estabelecimentos estaduais

Paraná fica fora do top 100 do ensino médio

Estado não tem escolas entre as melhores. As instituições privadas dominam o ranking, embora a primeira colocada seja pública

Sétimo lugar no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, o Paraná não tem nenhuma escola entre as cem melhores colocadas do país. Diferente do ano anterior, quando o estado emplacou dois colégios no top 100, desta vez a instituição paranaense mais bem colocada – o Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR – aparece na 105ª posição.

INFOGRÁFICO: Cenário do PR com dados do Enem 2012

Carga horária equivalente à de universidade

O primeiro lugar no Enem 2012 do Paraná foi comemorado pela coordenadora do curso técnico em petróleo e gás, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, Gisele Munhoz Alves. Ela conta que a pequena turma de 22 alunos, responsável pelo bom desempenho da instituição, reservava metade das vagas para alunos de escolas públicas da região de Almirante Tamandaré. “É surpreendente ver como a educação muda a vida das pessoas.”

Segundo Gisele, o diferencial do curso é a carga horária elevada, comparável à de um curso superior. Além de atividades matutinas, os alunos ficam algumas tardes na instituição e precisam cumprir 250 horas de prática laboratorial. “Temos bolsas de monitoria, para que estudantes atendam outros com dificuldade. Eles ficam praticamente em tempo integral. Incentivamos a participação em olimpíadas, tempos alunos premiados em física, química e matemática.” Atualmente, a concorrência para uma vaga na escola da federal é de 17 alunos.

Receita

Segredo depende de alunos e professores, diz diretora

Colégio disputado em Londrina, o Newton Guimarães foi o segundo melhor colocado do Paraná entre os estaduais. O bom desempenho é histórico. A diretora Sueli Aparecida Lopes Braga comemora o “bicampeonato” no Enem entre as instituições públicas da cidade. O segredo, revela Sueli, é um aluno interessado, acompanhado de perto pela família, além de professores qualificados. “70% dos nossos professores são da casa, 90% têm pós-graduação e 15% têm mestrado e doutorado.” Além de projetos de idiomas, teatro, ciências e de um jornalzinho, a escola foca, sobretudo, na formação acadêmica. O resultado é positivo. Só no ano passado, foram 42 aprovações em cursos concorridos na Universidade Estadual de Londrina. “Fazemos o arroz com feijão, bife e salada. Eventualmente, tem um strogonoff”, brinca a diretora. A escola não faz testes para preencher as 1,2 mil vagas.

Enem

Diferentemente de anos anteriores, nesta edição o Inep não divulgou as médias gerais das escolas, apenas as médias de cada uma das áreas do Conhecimento e da Redação. A justificativa é que o exame teria uma concepção pedagógica, sem objetivo de ranqueamento. O MEC divulgou o desempenho das 11.239 escolas em que, ao menos, 50% dos concluintes do ensino médio participaram. Também era preciso ter, no mínimo, dez alunos no último ano do médio. Para chegar à média, a Gazeta do Povo utilizou o cálculo do Inep em anos anteriores, que corresponde à média das quatro provas objetivas do Enem, desconsiderando a Redação.

Veja as notas por escola

Atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e Santa Catarina na classificação geral, o Paraná ficou acima da média nacional nas provas objetivas (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), exceto na de Redação. As notas do Enem 2012 por escola foram divulgadas ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Embora a primeira colocada do Paraná seja uma instituição federal, as escolas privadas dominam o ranking. Entre as 30 primeiras, por exemplo, aparecem quatro federais, 25 particulares e apenas uma estadual, o Colégio da Polícia Militar, de Curitiba.

Equívocos

Para a professora Andréa Barbosa Gouveia, do Setor de Políticas Educacionais da UFPR, uma leitura que compare o desempenho das escolas públicas e privadas na forma de ranking é equivocada, já que o exame mede, sobretudo, o capital cultural dos alunos, por meio de situações problema.

“É como dar uma Ferrari para um e um Fusquinha para o outro. Já se sabe quem vai chegar primeiro. Alunos de escola particular têm muito mais condições de ir ao cinema, acessam outras possibilidades de aprendizagem. É preciso comparar entre iguais”, defende.

A especialista destaca que o Enem mede pouco a qualidade do sistema educacional e muito mais a formação cultural do jovem brasileiro. De acordo com ela, uma análise certeira precisa separar, inclusive, escolas estaduais de federais, já que as últimas selecionam alunos por meio de testes. “Nas estaduais, recebem-se estudantes do conjunto da população, indiscriminadamente. Elas são mais democráticas, não escolhem alunos. É preciso planejar políticas olhando para elas.”

Demora do MEC dificulta melhorias

O segundo lugar no ranking paranaense do Enem ficou com o Colégio Universitário de Londrina, primeiro entre as instituições privadas do estado. “É fruto de um trabalho intenso, fazemos o que tem que ser feito. Não temos uma preparação especial para o Enem, nossos alunos saem do terceiro ano prontos e vão muito bem no Enem e nos vestibulares concorridos da Federal, UEL, USP”, diz o diretor de marketing, Manuel Machado.

Ele critica a demora na divulgação de dados pelo MEC, o que dificulta a ação das instituições de ensino na melhoria de pontos críticos. “O feedback demora um ano, isso prejudica uma geração de alunos no Brasil todo. Esse resultado de agora só vai beneficiar alunos de 2014, os de 2013 perderam.”

Primeiro colocado entre as instituições estaduais, o Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, tem um trabalho específico de preparação para o Enem e o vestibular. O diretor pedagógico da instituição, tenente George Luiz Dal Apria, explica que os alunos são selecionados por meio de teste classificatório. “Temos uma procura dez vezes superior ao número de vagas. Também atendemos um quantitativo razoável de filhos de PMs. Por isso, fazemos um teste que mede o conhecimento, para ingresso.”

Com três colégios entre os privados mais bem colocados do estado (Santa Maria, Paranaense e Londrina), o Grupo Marista afirma estar investindo na mediação do conhecimento, com a formação de professores, para uma aprendizagem centrada no estudante. “Os professores recebem horas/aula para vir estudar, discutir temas”, explica o diretor educacional do grupo, Flávio Sandi. Segundo ele, o processo avaliativo da instituição, que trabalha com ajustes contínuos, é outro diferencial. “A nota nos dá uma referência do desempenho, mas não nos pautamos só nisso. É preciso olhar para as sutilezas.”

Inserida por: Dr. Espirito Santo fonte:  Gazeta do Povo
Imprimir   enviar para um amigo
voltar  
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Lauriana Cristina Data: 02.01.2018 15:41 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Gean Anderson Silva Data: 02.11.2017 14:48 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO MDE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Sahira Branco Data: 26.10.2017 14:18 De: Para:
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
Reclamação contra Revista Abril - Revista Princesa
De : Lurdes Bueno Data: 24/09/2017 17:47 (GMT-03:00) Para: espirito_santo1943@hotmail.com Assunto: Revista abril Sou assinante da revista princesas a anos da editora abril..sempre fiz várias reclamações porqu
RECLAMAÇÃO E ELOGIO DE CONSUMIDOR
Levei à Refrigeração França, foto acima, um bebedouro elétrico marca Beliere, modelo Juninho para substituir uma das torneiras. O aparelho voltou com vazamento. Levei de volta para resolver o problema, mas o vazamento continuava. O diagnóstico técnico fo
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017 -01- Nome Completo: Andreia Borges E-mail: andreia-borges-2012@Hotmail. com Cidade: São Paulo Estado: SP Conheceu: Não conheço só comprei a
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 30/07/2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 30/07/2017 -01- Nome Completo: ARNALDO BELOTA E-mail: acbelota@gmail.com Cidade: SAQUAREMA Estado: RJ Conheceu: pela internet Reclamação: Quando recebo
RECLAMAÇÃO DE MARIA SAJA CONTRA A OI
MARIA SAJA - saja_maria@yahoo.com.br rua bevenuto gussi, 301 83260-000 matinhos pr ‘’Reclamação contra a OI S.A. Tinha um plano da Oi com os seguintes serviços = 1.“Oi fixo – pacote de minutosfixo-fixo local Pacote de minutos longa distancia com 14

Total de Resultados: 14185

Mostrando a página 1 de um total de 1419 páginas

12345678910PróximoFinal

  Cadastre seu email e receba as novidades do reclamando.com.br
Cadastrar | Remover